A Região

Entrada         A casa          Cultura         Actividades          Contactos

Envolta por magnificas paisagens naturais, a Casa Carolina proporciona o contacto com o mais puro ar da montanha e com o verde dos campos, numa região onde corre um dos menos poluídos e mais bonitos rios da Europa - Rio Paiva - e onde predominam as mais antigas tradições e costumes de Portugal.
__________________________________________________________________________________________________________
Pinheiro
(1 km)


__________________________________________________________________________________________________________
Igreja da Ermida do Paiva - Nossa Senhora da Conceição - Igreja das Siglas
(2 km's)
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição Monumento Nacional, é o único mosteiro premonterense medieval português. Da segunda metade do séc. XII (1178), é também conhecido por Mosteiro da Ermida e Igreja das Siglas.
__________________________________________________________________________________________________________
Castro Daire
(8 km's)
(Fotos: Jose AP Costa)
A pitoresca vila de Castro Daire é freguesia e sede de concelho, geograficamente encontra-se situada num cimo de um monte e o seu topónimo tem origem num antigo castro que se encontrava na parte mais alta deste lugar.
Sabe-se que aqui habitaram romanos devido ao aparecimento de documentos epigráficos. Havia várias pontes romanas, entre elas, a Ponte Pedrinha, demolida em 1877 construindo-se a que ainda hoje possui a mesma designação e onde se encontrou uma lápide podendo data-la da altura do imperador Caio Júlio César.
No que diz respeito ao património arquitectónico edificado na freguesia evidenciam-se insígnias de um passado aristocrático, nomeadamente, a casa dos Fidalgos da Cerca, do século XVIII, que é referenciada por Camilo Castelo Branco no "Amor de Perdição", e a Casa brasonada dos Aguilares.
__________________________________________________________________________________________________________
Rio Paiva
(1 km's)
O Rio Paiva faz parte da Rede Natura 2000 , sendo considerado um dos últimos rios de águas mais selvagens de Portugal devido à grande diversidade de habitats naturais e espécies que aí ocorrem e ao isolamento e beleza do seu vale.
A abundância de peixe, a fertilidade das terras ribeirinhas, as pastagens, o aproveitamento da água para mover azenhas, moinhos ou pisões e irrigar culturas, foram factores determinantes para o povoamento ao longo dos séculos.
Além da riqueza piscícola, o património faunístico do Paiva, inclui ainda grande diversidade de aves, répteis, anfíbios e mamíferos que povoam o seu leito e zonas ribeirinhas, bem como uma rica e diversificada flora.”
O rio Paiva é considerado um dos rios de águas mais límpidas da Europa, sendo também reconhecido por todos os amantes dos desportos radicais (Rafting/Canyonning) - Possui um enquadramento paisagístico fabuloso. Se por um lado nos presenteia com alguns percursos de rápidos generosos e absolutamente radicais, também possibilita que famílias possam passear para poderem apreciar as belezas naturais, a fauna e a flora da sua respectiva bacia hidrográfica.
__________________________________________________________________________________________________________
Serra do Montemuro
 “A Serra Amarela é um dos ermos mais perfeitos de Portugal.  Situada entre o Gerês e o Lindoso, as suas dobras são largas, fundas e solenes. Sem capelas e sem romarias, cruzam-na os lobos, os javalis e as corças. A praga dos pinheiros oficiais ainda lá não chegou. De maneira que mora nela o sopro claro das livres asas e o riso aberto dos grandes sóis. Não há estradas, senão as da raposa matreira, nem pousadas, senão as cabanas dos pastores. É Portugal nuclear, a Ibéria na sua pureza essencial e granítica. Um pé de azevinho aqui, urzes milenárias acolá, um carvalho numa garganta, nenhum coração de entre o Douro e Minho pode deixar de se sentir aquecido e reconfortado em semelhante chão.”
Miguel Torga
Só quem conhece esta Serra, poderá compreender a paixão por esta terra recôndita de gentes simples que recebem a todos de braços abertos.
Quando entramos na aldeia deparamo-nos com uma paisagem encantadora de vales risonhos entre colinas de curvas brandas, serras verdejantes, as quais todos os anos são visitadas por flocos de neve que transformam a paisagem num imenso manto branco que se confunde com as névoas, fazem parte desta paisagem os castanheiros, os carvalhos e as cerdeiras muito perto daquele ar puro que nos fortalece o corpo e o espírito.
Esta beleza natural aprecia-se ainda na solidão dos penhascos que têm por tapete o vale das margens do rio paiva que, serpenteia, cristalino e puro, rumo ao rio Douro.
Ali ao longo daquelas serras, são-nos oferecidos cenários únicos pela Mãe Natureza que desfila vaidosa e deslumbrante perante os nossos olhos. Naquelas serras temos que seguir por caminhos e trilhos para entendermos e nos encantarmos com todas as cores, cheiros e frescura com que nos deparamos.
A Serra de Montemuro, a mais desconhecida de Portugal,  com 1382 m, situa-se entre os rios Paiva e Douro e faz parte da 1ª fase da lista nacional de sítios da rede natura 2000. Destaca-se a grande biodiversidade, resultado do bom estado de conservação dos vários tipos de habitat que aí se encontram representados, e mais concretamente a vasta comunidade de vertebrados, da qual fazem parte inúmeras espécies com estatuto de ameaça, como, por exemplo, o Lobo. Em toda a serra são comuns outros mamíferos, como javalis, raposas, texugos, fuinhas, musaranhos, doninhas, toupeiras. Existem praticamente em toda a serra, diversas espécies de aves, sendo de destacar: águias de asa redonda, perdizes, galinholas, o mocho d'orelhas. A flora de toda a Serra de Montemuro é bastante rica.