Actividades

Entrada         A casa          A Região        Cultura         Contactos 
Entre a montanha, o rio e o espaço rural, a Casa Carolina oferece aos amantes da natureza e da aventura a oportunidade única de conhecer novas realidades e enfrentar novos desafios.
Entre as várias actividades que se podem realizar na região destacam-se: Percursos Pedestres, Roteiros, Desportos de Aventura (Rafting, Canyonning, Todo-o-Terreno), Observação de Aves, Pesca Desportiva e o Termalismo
__________________________________________________________________________________________________________
Percursos Pedestres
PR1 - Trilho dos Moínhos (início a 10 Km da Casa Carolina) - Localizado na povoação de Eiriz, Freguesia de Parada de Ester. Percurso de elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental.
"O moinho de água com um arrastar suave, Terrum, Terrum, Terrum... vai transformando os grãos em farinha, libertando um cheiro agradável e inconfundível!"
(in "À descoberta do Rio Paiva", Adérico Ferreira)
Grau de dificuldade - Médio; Extensão - 5,5 km (circular); Duração: 2h30; Altitude - 550 a 800 m.

PR2 - Percurso das Minas (início a 22 Km da Casa Carolina) - Com ínicio na Tulha Nova, este percurso de elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental.
"Rio Tenente... as fortes trincheiras, o leito rochoso, a flora, os raios de sol, e a água cristalina são o testemunho que aqui tudo é natural!"
(in "À descoberta do Rio Paiva", Adérico Ferreira)
Grau de dificuldade - Médio; Extensão - 10,2 km (circular); Duração: 3h00; Altitude - 550 a 800 m.

PR3 - Trilho dos Carvalhos (início a 15 Km da Casa Carolina) - Com ínicio no Fojo, este percurso de elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental.
"A montanha oferece-se esplenderosa... sob a Nascente levanta-se, como gigantesca cortina, uma aba da serra e a gente interroga-se acerca dos homens que primeiramente se fixaram nestes lugares... Um homem sente-se pequeno!"
(in "Castro Daire - roteiro Turístico", Alberto Correia)
Grau de dificuldade - Fácil; Extensão - 7 km (circular); Duração: 2h00.

PR4 - Trilho dos Lameiros (início a 17 Km da Casa Carolina) - Localizado na Povoação de Moura Morta, este percurso de elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental.
"Uma Moura dirigiu-se ao povoado, que, na altura, se chamava, Mazes, e encontrou uns rapazes, que sentados à sombra, impediram a sua passagem, já que havia luta entre cristãos e não-cristãos, e bateram-lhe. Ela caiu morta e foi aí que nasceu o nome Moura Morta."
Grau de dificuldade - Fácil; Extensão - 5,3 km (circular); Duração: 2h00; Altitude - 850 m.

PR5 - Trilho do Paiva (a 500 m da Casa Carolina) - Localizado entre Pinheiro e Reriz, este percurso de elevado interesse paisagístico e ambiental.
"Percorra a pé as margens do Rio Paiva... verá que não se cansa, porque aqui e além surge sempre o desejo de parar, escutar o sussurrar das águas, o cantar das aves e o coaxar das rãs."
(in "À descoberta do Rio Paiva", Adérico Ferreira)
Grau de dificuldade - Fácil; Extensão - 6,5 km (circular); Duração: 2h00.

PR6 - Trilho da Varosa (início a 25 Km da Casa Carolina) - Localizado nas povoações Almofala e Bustelo, este percurso de elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental.
Grau de dificuldade - Fácil; Extensão - 8,4 km (circular); Duração: 2h00.
__________________________________________________________________________________________________________

Roteiros

Percurso 1 - Conhecer Montemuro – Este percurso pretende dar a conhecer ao visitante um pouco desta montanha desconhecida, rica em paisagens de cortar a respiração, onde as cooperativas artesanais se recusam a baixar os braços, e onde o visitante se pode deliciar com uma gastronomia de excepção.
Percurso 2 - Conhecer o Rio Paiva – Este percurso tem como objectivo dar a conhecer ao viajante um pouco deste rio, o menos poluído da Europa, mostrando as suas magníficas paisagens e os seus povos, com as suas igrejas e capelas.
__________________________________________________________________________________________________________
  Desportos de Aventura

Rafting - O Rio Paiva é considerado o melhor rio em Portugal para a prática do Rafting. O rafting é um desporto espectacular e talvez o mais popular de todos os que se desenrolam em águas bravas. Consiste em efectuar uma descida ao longo de um rio com rápidos e paisagens de raras belezas. Os participantes descem em barcos (rafts) pneumáticos, em grupos de seis a dez pessoas por barco.

Canyonnig - O Cannyoning consiste em efectuar uma descida apeada de um percurso de um rio, saltando de pedra para pedra, com cascatas, lagoas e tobogans naturais resultantes da erosão e da acção da força da água. Durante esta actividade os participantes caminhamdentro e fora do rio, efectuando rappel nas cascatas, saltos para as lagoas naturais.

TT - Todo o Terreno - Entre a serra de Montemuro e o rio Paiva poderás contemplar paisagens arrebatadoras, visitar aldeias abandonadas ou monumentos históricos, passear por trilhos fantásticos em todo terreno e encontrar alguns rebanhos ou alguma junta de vacas, saborear o regional "cabrito assado na padela" ou os enchidos de fumeiro (presunto e salpicão) e o famoso bolo podre amassado à antiga pelos punhos de gentes.
www.mtm-team.com,(Castro Daire) - Paintball, Cannyoning, Rafting em Canoas, Rafting, Rafting Expedição, Multi-Actividades, Off Road - Perseguição em Kart's TT e Passeios TT

__________________________________________________________________________________________________________
Observação de Aves

O planalto central da serra de Montemuro, a mais desconhecida das serras, constitui certamente o melhor local do distrito de Viseu para observar algumas espécies características de zonas de altitude.
__________________________________________________________________________________________________________

Pesca desportiva
Mais de metade da população piscícola que vive nas águas do Rio Paiva é constituída por bogas. A seguir, e também em grande quantidade, vêm os barbos. As trutas (as famosas trutas do Paiva), as enguias e os bordalos são os restantes e talvez os mais apreciados pela gastronomia da região.
__________________________________________________________________________________________________________

Termas do Carvalhal

A beleza da montanha de mãos dadas com a saúde - As Termas do Carvalhal estão situadas no limite norte da Beira Alta, distrito de Viseu, concelho de Castro Daire, no meio das bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva, enquadradas pelas serras de Montemuro e de Arada.

Dotadas de um moderno balneário, parque de campismo, piscina, campo de ténis, e parque de merendas, as suas águas são procuradas para doenças de pele, do aparelho digestivo e respiratório, reumáticas e são uma óptima estância de repouso.